Reflexão acerca da Educação Contemporânea



Os que procuram conhecimento desejam estabelecer um vínculo de amizade com aqueles que ensinam. Esse vínculo é, portanto, um ideal pressuposto no processo de ensino e aprendizagem. Etimologicamente, a educação significa "guiar, conduzir para fora”. Assim, é o educador essencial para que o mundo exterior seja ao educando explicitado. O filósofo Sócrates afirmava ser a amizade ("φιλíα" transliteração para o latim: "philia") um meio de conhecimento do mundo e de si próprio. Nesse contexto, a relação professor-aluno precisa ser fundamentada em valores de confiança mútua, estabelecidos a partir do antigo conceito de philia.

Quem aprende, precisa confiar naquele que ensina. A confiança passa a existir à medida que a educação seja vista enquanto bem comum. Sendo assim, o mestre não deve ser considerado, e tampouco considerar-se, um ser superior. Antes, porém, ser reconhecido (reconhecer-se) em sua singularidade e em seu caráter receptivo-interativo, permitindo a fruição da beleza do ato de ensinar e de aprender (com amor e respeito).

Pode-se dizer, também, que os educandos constroem para si um novo sentido da palavra educação quando reconhecem na pessoa que ensina um ser humano que valorize o outro. Para tanto, é necessário um novo olhar do educador em relação ao aprendiz. O professor não deve invalidar, mediante "pretensa" autoridade, a existência e a voz do aluno. Este, por sua vez, precisa reconhecer a figura humana do professor enquanto valor. Logo, a amizade se faz essencial para que sejam atingidos os fins últimos do processo de aprendizagem.

É preciso refletir profundamente sobre o significado da antiga paideia em tempos modernos. Longe de ser um anacronismo, esse conceito se apresenta como alternativa positiva para a reconstrução de uma sociedade contemporânea em crise. Não nos restam dúvidas de que a amizade e o conhecimento podem juntos despertar o gosto pela beleza da vida e do saber. Eis o sentido da verdadeira educação: revelar o mundo ao ser. Já que os valores éticos apresentam-se tão esquecidos por tantos governos e indivíduos, o momento se torna propício para uma reflexão acerca do conceito grego de paidéia com a finalidade de serem encontradas soluções para os graves problemas enfrentados pela Escola atual.

Edemir Fernandes Bagon


Comentários

  1. Grande Dimas ! Belas palavras meu amigo ! eterno filósofo e poeta do Pereira Barreto...
    Espero uma poesia ainda do nosso tempo... quanta saudades meu velho !
    Grande abraço,
    Geléia

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